Palmeiras encara Peñarol pela 10ª vez na Copa Libertadores

Em solo uruguaio desde a noite da última segunda-feira, o Palmeiras segue se preparando para encarar o Peñarol-URU, nesta quarta-feira, em partida válida pela 4ª rodada da Libertadores 2017. Será a 10ª partida da história entre os dois clubes pela competição continental – foram, até aqui, seis vitórias palestrinas, um empate e apenas duas derrotas.
O triunfo mais recente do Verdão frente ao rival uruguaio aconteceu no último dia 12 de abril, quando a equipe comandada pelo técnico Eduardo Baptista venceu por 3 a 2, no Allianz Parque. Os gols palmeirenses foram anotados por Willian, Dudu e Fabiano.
Em 2000, os times também se enfrentaram na competição sul-americana, mas em jogos válidos pelas oitavas de final. O Alviverde perdeu a primeira partida por 2 a 0, no Uruguai, mas venceu por 3 a 1 no Palestra Italia e, nos pênaltis, chegou às quartas de final do torneio.
As equipes ainda duelaram outras seis vezes em disputas de Copa Libertadores – uma final (1961), uma semifinal (1968) e dois jogos da fase de grupos (1973).
> Receba as notícias do futebol em primeira mão. Curta a página Wsports no Facebook
Em 1961, que marcou o primeiro duelo pela competição sul-americana, Palmeiras e Peñarol-URU protagonizaram a decisão da Copa Libertadores. O primeiro jogo, no Uruguai, terminou 1 a 0 para o time da casa, que segurou empate em 1 a 1 na partida de volta e garantiu o título do torneio. Apesar do revés, o Verdão fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a disputar uma final do campeonato.
O troco veio sete anos depois, em 1968. Pela semifinal, o Verdão venceu o Peñarol tanto no Pacaembu – 1 a 0, gol de Tupãzinho – quanto no estádio Centenário, quando superou os uruguaios por 2 a 1 – tentos anotados, de novo, por Tupãzinho – e garantiu vaga na grande final.
Em 1973, na primeira fase da Libertadores, o Palmeiras voltou a enfrentar o Peñarol e venceu duas vezes por 2 a 0 – gols de Leivinha e Dudu no Palestra Italia e Fedato e Nei no Uruguai.

Foto: Cesar Grecco | Ag. Palmeiras

 

Leia Mais

W Sports
Espaço Publicitario