radio-wsports
Clique e ouça aqui!

Pelé fazia o seu primeiro gol em jogo oficial pelo Santos há 63 anos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no skype

Gran Steak 500×300

Pelé é o maior artilheiro da história do futebol mundial com 1281 gols. Mas você sabe quando o ‘Rei do Futebol’ foi às redes pela primeira vez em um jogo oficial? O fato histórico aconteceu no dia 26 de abril no longínquo ano de 1957, no estádio do Pacaembu, em vitória diante do São Paulo pelo Torneio Rio-São Paulo.

Sob o comando do lendário técnico Lula, Pelé entrou no lugar de Dorval, futuro companheiro nos anos seguintes, e marcou o seu primeiro gol em jogo oficial pelo Santos no dia 26 de abril de 1957, em vitória por 3 a 1, diante do São Paulo no estádio do Pacaembu.

O confronto contou com nomes renomados do futebol brasileiro e mundial como o goleiro Manga, o meio-campista Zito, e os atacantes Dorval, Del Vecchio, Pagão e Pelé pelo lado santista. Já De Sordi e Mauro faziam parte do sistema defensivo tricolor e o ataque era formado por Gino Orlando, Dino Sani e Canhoteiro.

Naquela oportunidade, o Fluminense conquistou o título do Torneio Rio-São Paulo, com 16 pontos. O Santos foi a melhor equipe paulista, com 10 pontos, atrás ainda de Flamengo (11) e Vasco (11).

Após o primeiro gol, Pelé ainda faria mais 1090 tentos com a camisa do Santos, sendo até hoje, o maior artilheiro da história do clube. Pelé também é o maior goleador do futebol mundial com 1281 bolas nas redes adversárias.

Ficha técnica:
Santos 3 x 1 São Paulo
Local:
 Pacaembu, em São Paulo;
Data: 26 de abril de 1957;
Público: 19.498;
Renda: Cr$ 819.525,00.

Árbitro: Antonio Musitano;
Cartões vermelhos: Alfredo (SPFC) e Álvaro (SFC);
Gols: Pelé, Del Vecchio e Pagão (SFC) e Dino Sani (SPFC).

Santos: Manga; Hélvio (Gatúlio) e Ivan; Ramiro, Urubatão e Zito; Dorval (Pelé), Álvaro, Pagão, Del Vecchio e Tite. Técnico: Lula.

São Paulo: Paulo; De Sordi e Mauro; Alfredo, Ademar e Pinheiro; Maurinho, Baltazar (Sarará), Gino, Dino Sani e Canhoteiro. Técnico: Bela Guttman.

Leia Mais

W Sports