Ponte Preta realiza bateria de exames visando retorno aos treinamentos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no skype

A Ponte Preta iniciou na última quarta-feira (24) a bateria de exames no elenco do clube. Visando seguir todos os protocolos de segurança em relação ao coronavírus, o grupo pontepretano foi dividido em três –os exames cardiológicos e de função pulmonar estão sendo realizados pelo Instituto Mood, em Campinas. A bateria continuará sendo realizada nessa quinta (25) e sexta-feira (26).

O médico alvinegro Roberto Nishimura explicou melhor a realização dos exames ao site oficial do clube. “Inicialmente estamos fazendo os exames cardiológicos e os exames pulmonares de espirometria, sob comando do doutor Fernando Bianchini, porque na semana que vem os atletas completarão 15 semanas de inatividade, situação de excepcionalidade inédito desde a Segunda Guerra Mundial. Então, além do coronavírus, temos que fazer estes procedimentos para medir as condições em que se encontram os atletas e minimizar os riscos de lesões”, explicou.

Bodytech 300X200

O médico ainda destacou os cuidados necessários antes dos exames. “Os atletas estão sendo acompanhados em casa e respondem a questionários epidemiológicos. Antes de virem fazer o exame. Se nos questionários há alguma suspeita, eles já ficam em casa. Quando chegam, antes de entrar medimos a temperatura: se tiver febre, também dão meia volta. Esse mesmo procedimento será mantido para os testes de sábado e domingo, e para os treinamentos”, diz Nishimura.

Coronavírus 
Após a realização da bateria de exames físicos, o elenco passará pelos testes para Covid-19. Essa segunda etapa será feita no próximo sábado (27) e domingo (28). O médico da Ponte Preta explicou porque a testagem será feita depois. “A ideia é justamente fazermos os testes e termos os resultados numa data mais próxima ao retorno dos treinos, justamente para que estes resultados sejam o mais atualizados possível. E, vale lembrar, todo o monitoramento diário continuará a ser feito e novas testagens serão realizadas sempre que necessário”, disse.

Os testes Sorológicos e PCR serão realizados em sistema de drive-thru. Os testados pelo PCR totalizam 40 pessoas –jogadores, comissão e funcionários que estarão em contato direto com o time. Já os testes fisiológicos serão realizados pelo mesmo grupo e funcionários do estádio e CT, totalizando 110 pessoas.

A testagem será realizada em parceria com o Hospital Universitário da PUC-Campinas, como explica o médico da Ponte Preta. “A testagem será realizada por meio de parceria com o Hospital da PUC-Campinas, a quem aliás agradecemos nas pessoas do diretor de pesquisa Danilo Villagelin e do diretor clínico Carlos Augusto Mattos. Todos os testes ocorrerão no Majestoso, também seguindo os protocolos de segurança, e na segunda-feira já devemos ter os resultados”, concluiu.

Caso não tenha nenhum imprevisto, a Ponte Preta retomará os treinamentos no dia 1º de julho, em pequenos grupos e respeitando os protocolos de segurança. Os treinos serão realizados no CT do clube.

Fotos: PontePress

Leia Mais