Prefeitura sanciona lei que inclui Maio Amarelo no calendário oficial de eventos de RP

Na tarde desta terça-feira, dia 2, o prefeito Duarte Nogueira sancionou a lei nº 14.718, de 15 de julho de 2022, que inclui no calendário oficial de eventos do município de Ribeirão Preto o “Maio Amarelo HOG (Harley Owners Group) Ribeirão Preto”, que passa a ser comemorado anualmente, no último final de semana do mês de maio. O movimento Maio Amarelo é uma ação coordenada em vários países entre o poder público e a sociedade civil, voltada à conscientização e discussão sobre responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento das pessoas no trânsito.

Em Ribeirão Preto, houve uma programação intensa com ciclo de palestras, panfletagem e ações educacionais com alunos da rede municipal ao longo do mês de maio. Segundo o Siga Consciente, programa de Educação de Trânsito da Transerp, o movimento Maio Amarelo alcançou mais de 20 mil pessoas na edição de 2022. “Investir em ações que fomentem a conscientização no trânsito é fundamental, tendo em vista o alto número de ocorrências neste segmento. Ribeirão tem cumprido o seu papel e alcançado positivos resultados por meio das ações de fiscalização e conscientização, já que um trânsito melhor depende de todos nós”, destacou o prefeito, Duarte Nogueira.

Redução de acidentes – No ano de 2021, levantamento divulgado pelo Infosiga – Sistema de Informações do Governo do Estado de São Paulo, apontou um acumulado de 42,8% nas reduções de acidentes fatais no trânsito em Ribeirão Preto, levando em consideração os últimos quatro anos dentro da malha viária sob responsabilidade do município. A diminuição dos óbitos nas vias municipais ocorreu de maneira sequencial nesse período: de 2017 para 2018 (-4,6%); de 2018 para 2019 (-31,1%) e de 2019 para 2020 (-7,1%), assim, totalizando o acumulado acima dos 40% em reduções de mortes.

Para alcançar essa redução significativa, a Prefeitura, por meio da Transerp, promoveu diversas ações de conscientização e de engenharia de tráfego em todas as regiões da cidade.

Ações do HOG (Harley Owners Group) – Em 2019, o HOG Ribeirão Preto Chapter Brasil, resolveu abraçar a causa no município e organizou o evento beneficente ‘’Maio Amarelo HOG Ribeirão Preto’’ em prol da Educação e da reabilitação de vítimas de acidentes de trânsito com a maior concentração de motos Harley-Davidson na região, com a participação de 350 motociclistas dos mais variados municípios e regiões do país.

Foto/ CCS/Prefeitura

Leia Mais

W Sports
Espaço Publicitario