Projeto que oferece atendimento humanizado a pacientes e seus familiares é lançado pelo Centro de Voluntariado

Foi lançado nesta terça-feira (20/2), o projeto HumanizaDor, fruto da parceria entre o Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto (CVRP) e a Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (UE-HCRP-FMRP-USP).

O lançamento do projeto, que tem o objetivo de oferecer atendimento humanizado aos pacientes e seus familiares na Unidade de Emergência, contou com a presença de membros da diretoria do CVRP e do HC, além de autoridades municipais e representantes de entidades da cidade.

Bodytech 300X200

“Inauguramos mais uma esperança”, disse Mariana Jábali, vice-presidente e fundadora do Centro de Voluntariado, ao apresentar o HumanizaDor durante cerimônia realizada na Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP).

Em discurso, o superintendente do Hospital das Clínicas, Benedito Carlos Maciel, elogiou o trabalho do CVRP e falou da importância do projeto. “Uma iniciativa deste porte trará um benefício que é imensurável”, comentou. Logo em seguida, Marcos Borges, vice-coordenador da Unidade de Emergência do HC, elogiou o projeto e disse que “ações como essa renovam a esperança”.

A parceria entre as instituições surgiu para que fosse possível disponibilizar um atendimento que vá além do mecanizado e tecnológico, já que os familiares de pacientes atendidos na Unidade de Emergência precisam não só de informações, mas também de alguém que os acolha e forneça uma palavra de conforto pessoal.

– Voluntários

As inscrições para se candidatar como voluntário no HumanizaDor já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.voluntariadorp.org.br. O interessado deve ter mais de 18 anos; ser tranquilo e acolhedor; ter uma tarde (três horas) por semana para o trabalho voluntário; ter comprometimento e responsabilidade, lembrando que o bom atendimento ao público depende disso; e ser capacitado pelo CVRP.

A capacitação será oferecida a partir do dia 13 março, com aulas a cada 15 dias sobre temas diversos como a importância do voluntariado, Políticas de Humanização da Saúde, gestão e comunicação em momentos de crise, como funcionam o Complexo HC e a Unidade de Emergência, entre outros. A duração é de três meses e no encerramento do curso os voluntários também passarão por um mês de “estágio” para verem se realmente se identificam com a atividade.

Mais informações pelo e-mail cvrp@voluntariadorp.org.br ou pelos telefones (16) 3635-1739 e 99726-3762.

Sobre o CVRP – O Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto foi fundado em 1999 e nasceu da vontade de fazer o bem, da solidariedade e do desejo do exercício da cidadania. Atualmente, conta com aproximadamente 120 voluntários e desenvolve vários projetos na área da Humanização da Saúde. Entre eles estão: “Ouvidores de Histórias para a Terceira Idade”, “Conta Mais! Histórias em Hospitais” e o “Projeto Acolher – Atendimento Domiciliar ao idoso”.

Sobre a UE-HCRP – A Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto faz parte do Complexo do Hospital das Clínicas e é destinada 100% ao atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Localizada na rua Bernardino de Campos esquina com a rua Sete de Setembro, recebe em média 900 pessoas por dia, entre pacientes, acompanhantes e visitas. É um hospital de urgência responsável por atender pacientes com quadros agudos de natureza clínica ou traumática como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), doenças respiratórias, violência sexual, trauma, entre outros.

 

 

Tonin 500×300
Gran Steak 500×300
Novo Shopping 500×300
%d blogueiros gostam disto: