radio-wsports
Clique e ouça aqui!

Rede atacadista conscientiza clientes sobre prevenção do Câncer do Colo de Útero

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no skype

 

Em meio a pandemia de coronavírus que assusta cada vez mais o mundo. A rede  Tonin Superatacado também faz aleta sobre outras doenças, e neste mês de março realiza importante campanha de prevenção do Câncer do Colo de Útero.

Bodytech 300X200

Chamado de Março Lilás, o período visa conscientizar as mulheres sobre prevenção do tumor maligno que afeta a parte inferior do útero. A doença é uma das maiores causas de morte por câncer entre as mulheres no mundo.

Um dos principais fatores que levam ao desenvolvimento do câncer do colo de útero é o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), que infecta a pele e mucosas e é transmitido por meio de relações sexuais. Existem mais de 200 tipos de HPV, mas somente 14 podem causar câncer.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de uterino é o terceiro tipo mais comum, ficando atrás apenas do câncer de mama e câncer colorretal. Atinge majoritariamente mulheres na faixa de idade dos 45 aos 49 anos.

Prevenção

A estratégia de prevenção e diagnóstico precoce recomendada pelo Ministério da Saúde abrange a utilização de preservativos, a realização de exame de Papanicolau, a partir dos 25 anos, e a vacinação contra o HPV, a partir dos nove anos de idade.

A importância da vacina

A campanha nacional de mobilização tem o objetivo de vacinar pelo menos 80% das meninas de nove a 13 anos de idade, público-alvo da campanha, formado por um total de 1,7 milhão de garotas. Desde 2017, o Ministério da Saúde passou a oferecer gratuitamente a vacina também para meninos na faixa de 12 a 13 anos.

Os primeiros sinais do Câncer do Colo de Útero

A doença possui um desenvolvimento lento, sem causar sintomas em estágio inicial. No entanto, em casos mais avançados o tumor pode causar:

– Corrimento vaginal anormal, com coloração e odores incomuns;

– Sangramento vaginal durante a relação sexual, entre as menstruações ou após a menopausa;

– Dor durante a relação sexual ou na pelve;

– Problemas urinários ou intestinais;

– Perda de peso involuntária;

– Anemia, devido ao sangramento frequente;

– Dores nas costas ou nas pernas.

Tratamentos

Entre os tratamentos mais recomendados está a cirurgia, a radioterapia ou em condições mais graves, a quimioterapia. Cada caso deve ser avaliado e acompanhado por um médico para receber o tratamento adequado de acordo com o tamanho do tumor, seu estágio e fatores como a idade.

 Apoie a campanha Março Lilás e previna-se!

FONTE:

https://www.boaconsulta.com/blog/campanha-marco-lilas-prevencao-do-cancer-de-colo-de-utero/

https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/marco-lilas-oncologista-do-hcor-alerta-para-o-aumento-de-casos-de-cancer-de-colo-do-de-utero/

https://agillemed.com.br/blog/oncologia/marco-lilas-campanha-de-prevencao-do-cancer-de-colo-de-utero/

 

Leia Mais

W Sports