Relembre a última vez que o Botafogo-SP enfrentou o Vitória-BA e que participou da Série B do Brasileirão

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on skype

A ansiedade do torcedor botafoguense está gritando. O coração tricolor está batendo cada vez mais forte. Neste sábado (27), o Botafogo fará sua estreia na Série B do Campeonato Brasileiro, competição que o Pantera não disputa desde 2002. Um ano antes, em 2001, o Tricolor foi rebaixado da Série A do Brasileirão, após ser o vice-lanterna da competição. Foi neste ano que o Pantera encontrou seu adversário do próximo sábado, o Vitória-BA, pela última vez.

Em 2002, participando da segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o Pantera decepcionou na reta final da competição. O Fogão estava invicto há seis partidas, incluindo quatro vitórias consecutivas, mas acabou sofrendo outras quatro derrotas seguidas, que foram fatais para o rebaixamento. Nos últimos quatro jogos do campeonato, o Pantera foi derrotado Americano-RJ, por 4 X 0, fora de casa; Criciúma-SC, por 4 X 3, no Estádio Santa Cruz, Mogi Mirim-SP, por 7 X 3, também em Ribeirão Preto; e Fortaleza-CE, por 7 X 1, no Ceará.

Coxilha dos Pampas 300X200

Em um Brasileirão com 26 equipes, onde os seis últimos seriam rebaixados, o Tricolor acabou ficando com a 22° colocação, dois pontos atrás do Náutico-PE, primeiro time fora da zona de rebaixamento e foi rebaixado para a Série C do Brasileirão. Desde então, o Botafogo não conseguia retomar os caminhos do campeonato nacional.

Mas, voltando um pouco na história, mais precisamente no ano de 2001, que como citado, foi a última participação do Fogão na Série A do Campeonato Brasileiro, encontramos o último confronto entre Botafogo e Vitória, rival do Pantera neste seu retorno à uma grande divisão nacional. No dia 15 de novembro de 2001, as equipes se enfrentaram no Estádio Santa Cruz, o mesmo palco da partida do próximo sábado.

A partida era válida pela 24° rodada do campeonato. Depois, faltariam apenas três jogos para o fim da competição. O Pantera venceu o rubro-negro baiano por 2 X 0, com gols Marcos Denner e Gustavinho. Neste campeonato, o Botafogo, que surpreendeu ao chegar na final do Paulistão – perdeu o título para o Corinthians – se desfez de seus principais jogadores e disputou o campeonato nacional sem a base que encheu o torcedor botafoguense de orgulho.

Nessa partida contra o Vitória-BA, o Botafogo, do técnico Artur Neto, entrou em campo com: Magrão; Gustavinho, Rogério, Augusto e Henrique; Lico, Pereira (Alex Henrique), Birinha (Mateus Borges); Jajá (Paulinho), Adiel e Marcos Denner.

As duas equipes voltam a se encontrar após quase 18 anos no sábado (27), às 11h, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.

Todas as informações do Pantera você confere no Programa WSports News, exibido todos os dias no Canal 9 NET – TVRP, às 19h. E ao vivo no Facebook e Youtube, às 18h.

E agora você pode fazer parte do nosso time! Mande seu vídeo para o nosso WhatsApp (16) 99153-0556, e seja o nosso comentarista. Mandando sua mensagem você ainda concorre a prêmios exclusivos! Lembrando que os vídeos devem ser na horizontal e devem ter, no máximo, 40 segundos.

Foto: Rogério Moroti

Tonin 700
Drogao 500×300
Gran Steak 500×300

Leia Mais

%d blogueiros gostam disto: