Ribeirão Preto continua com classificação “A” no Mapa do Turismo Brasileiro

A cidade de Ribeirão Preto está classificada com a letra “A” no Mapa do Turismo Brasileiro. O Mapa é um instrumento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do turismo regional, que subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada município.

Este  levantamento do Mapa iniciou em 2017, 23% (740) dos municípios estão nas categorias “A”, “B” e “C”. Esses municípios concentram 93% do fluxo de turistas domésticos e 100% do fluxo internacional. Os demais 2.545 municípios figuram nas categorias ‘D’ e ‘E’.

Coxilha dos Pampas 300X200

Segundo Edmilson Domingues, secretário de Turismo de Ribeirão Preto, para se classificar, além da infraestrutura turística, o município precisa possuir órgão responsável pela pasta de turismo e destinar dotação para o turismo na lei orçamentária anual vigente.

“Apresentar o Termo de Compromisso assinado pelo prefeito municipal e pelo dirigente responsável pela pasta de turismo” e “aderir de forma espontânea e formal ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística e possuir Conselho de Turismo do município”, explica.

O estado de São Paulo tem 11 municípios classificados como “A”, sendo que a região Sudeste conta com 23 municípios com classificação “A” no mapa: Espírito Santo – 1, Minas Gerais – 3 e Rio de Janeiro – 8. Através do Mapa do Turismo, Ribeirão Preto se apresenta como um destino turístico bem estruturado, capaz de induzir a expansão regional do setor.

No próximo ano será revisto o Mapa do Turismo Brasileiro. Além dos critérios já mencionados acima, será preciso comprovar a inscrição de empreendimentos locais ou prestadores de serviços turísticos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur).

Foto L Piton

Drogao 500×300
Gran Steak 500×300
%d blogueiros gostam disto: