radio-wsports
Clique e ouça aqui!

Santos comemora 108 anos de fundação. Parabéns Peixe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no skype

Um dos maiores campeões paulista, brasileiro e mundial, o Santos Futebol Clube comemora 108 anos. Fundado em 14 de abril de 1912, por iniciativa de três esportivas da cidade, o clube da Baixada Santista é marcado por conquistas por meio de um futebol ofensivo, além da revelação de grandes nomes do futebol como Pelé e Neymar.

UNIMED

História
Para entender o contexto da criação do Santos Futebol Clube é necessário viajar no tempo. Em 1º de novembro de 1902, por intermédio de Henrique Porchat de Assis, o Dick Martins, que havia levado duas bolas de São Paulo a Santos, aconteceu a primeira partida de futebol na cidade, na praia da Barra, atual praia do Embaré.

Em 1903, houve a fundação de dois clubes: Clube Atlético Internacional e o Sport Clube Americano e com isso, o futebol se desenvolveu em Santos. No início de 1912, insatisfeitos com o cenário futebolístico local, três esportistas, Raymundo Marques, Mário Ferraz e Argemiro de Souza Junior convidaram comerciantes para um evento que tinha a intenção de fundar um novo clube na cidade. A reunião ficou marcada para um domingo, 14 de abril de 1912, às 14h, na sede do Club Concórdia.

Ao todo, trinta e nove jovens compareceram ao evento e após a rejeição de alguns nomes como “África”, “Brasil” e “Concórdia”, Edmundo Jorge de Araújo sugeriu “Santos Foot Ball Club”, em homenagem à cidade. Os participantes, então, aclamaram, por unanimidade, a proposta. Nascia ali, um dos mais vitoriosos clubes do futebol mundial.

O primeiro jogo da nova equipe ocorreu em 15 de setembro daquele ano. O adversário foi o Santos Athletic Club, mais conhecido como Clube dos Ingleses, e o Santos Futebol Clube venceu por 3 a 0.

Em 1916, foi inaugurado o estádio da Vila Belmiro, que mais tarde ganharia o nome Urbano Caldeira, homenageando o antigo zagueiro, treinador e membro da diretoria. Ainda hoje, o Santos manda seus jogos na centenária praça de esportes erguida logo em seus primeiros anos.

A primeira conquista paulista do Santos aconteceu em 1935. O time da Vila Belmiro foi até o Parque São Jorge precisando da vitória diante do Corinthians para ficar com o título. Caso contrário, o alvinegro da capital decidiria o torneio com o Palestra Itália que, por sua vez, precisava vencer para forçar um jogo-desempate com o alvinegro praiano. Com uma vitória por 2 a 0, os santistas frustraram os rivais e ficaram com o título, o primeiro das 22 taças paulistas desde então.

Celeiro
Ao longo dos anos, o Santos foi marcado pela beleza plástica do futebol apresentado, sempre visando a ofensividade. Muitos títulos também marcam a gloriosa trajetória santista, como o Bicampeonato mundial, o tricampeonato da Libertadores, o octacampeonato campeão brasileiro, além de 22 vezes campeão paulista.

Inúmeros talentos surgiram com a camisa do Santos. O nome mais emblemático é Pelé, o Rei do Futebol. Ao seu lado, nomes como o eterno capitão Zito, Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pepe marcaram época no esporte mundial. Além dessa histórica geração, outros talentos também representaram muito bem a camisa alvinegra como a geração de Diego e Robinho; e mais tarde Neymar, Paulo Henrique Ganso e cia.

Foto1: Arquivo/ Santos FC
Foto 2: Divulgação/Santos FC

Leia Mais

W Sports