Página Inicial Saúde Estudo afirma que praticar exercícios ajuda aprender outras línguas

Estudo afirma que praticar exercícios ajuda aprender outras línguas

Escrito porRedação Wsports 15 15America/Sao_Paulo setembro 15America/Sao_Paulo 2017

Aprender um novo idioma na fase adulta é bem mais difícil, mas esse processo pode ficar menos complicado se você praticar uma atividade física regularmente, segundo uma pesquisa publicada no jornal The New York Times ). O estudo mostrou que pessoas ativas memorizam, retêm e compreendem melhor um novo vocabulário.

Foram recrutados 40 chineses, homens e mulheres com idade universitária, que encontravam dificuldade em aprender inglês. O grupo foi dividido em dois: o primeiro continuou a aprender inglês da forma tradicional e o outro, que complementou as aulas de inglês com exercícios. Esse segundo grupo passou a andar de bicicleta 20 minutos antes do começo das aulas.


Após dois meses, o grupo que praticou exercícios mostrou ter aprendido mais do que o grupo sedentário. O que mais surpreendeu os pesquisadores foi o fato de que um mês após o fim da pesquisa, os estudantes ciclistas voltaram ao laboratório e continuaram com maior compreensão da língua inglesa do que os que aprenderam no método tradicional.

“Embora ainda não hajam provas de como o cérebro é afetado com a prática de exercício, muitas análises vêm mostrando que a atividade física libera múltiplos neuroquímicos no cérebro que aumentam o número de novas células cerebrais e conexões entre os neurônios”, diz Simone Sulpizio, professora de Psicologia e Linguística na University Vita-Salute San Raffaele, em Milão, e co-autora do estudo: “Esses efeitos melhoram a plasticidade do cérebro e aumentam a capacidade de aprender,” explica ela.

Para a pesquisadora, o objetivo do trabalho não é sugerir que professores e escolas comprem várias bicicletas. “Uma mensagem mais simples pode ser que aulas tradicionais devem ser acompanhadas por atividades físicas. Apenas sentar durante horas e horas sem se mexer não é a melhor maneira de aprender, ” defende.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE