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Saúde na terceira idade

Escrito porRafaela Malpeli 5 05America/Sao_Paulo outubro 05America/Sao_Paulo 2017

A prática de hábitos saudáveis reflete no presente e futuro, mesmo sem percebermos. Uma atividade física, por exemplo, ajuda a acalmar a mente ao mesmo tempo que favorece a saúde do coração. Já o consumo de alimentos ricos em fibras pode auxiliar no funcionamento do intestino ao mesmo tempo que pode reduzir o colesterol sanguíneo.

Quem deseja chegar na terceira idade com a saúde em dia e com disposição deve cultivar bons hábitos desde cedo. Ter uma vida saudável é o primeiro passo, seguido de outros cuidados com o corpo e a mente.


Veja abaixo algumas dicas para chegar na melhor idade com saúde e aproveitar essa fase com vitalidade e disposição.

 

  1. Pratique atividade física

A atividade física ajuda a reduzir a pressão arterial, fortalece a musculatura – ajudando a evitar fraturas no futuro, melhora o humor e a saúde mental, proporciona maior longevidade, colabora para manter o peso saudável, entre outros benefícios. Idosos podem se beneficiar de caminhadas de 30 minutos, quatro vezes por semana.

2.  Alimente-se bem, sempre!

Não há vida saudável sem hábitos alimentares saudáveis. Escolha sempre alimentos naturais, como verduras, legumes, grãos, leguminosas, fibras e que contenham proteína magra. Evitar alimentos processados e ultraprocessados ajuda, e muito, a manter a saúde do coração e das artérias ao longo de toda a vida.

3. Controle o estresse

O estresse pode contribuir para o surgimento de doenças tanto do corpo quanto da mente. Nem sempre conseguimos lidar com todas as situações da melhor maneira possível. Portanto, o primeiro passo é buscar medidas para gerenciar o tempo, organizar as atividades diárias e assim reduzir o estresse, aprendendo a lidar com os momentos mais difíceis da maneira mais saudável possível.

4. Realize exames preventivos

Não deixe de realizar seu check-up. A consulta periódica com o médico é importante para acompanhar a saúde, para rastrear doenças precocemente e para controlar eventuais doenças crônicas.

 

Texto: Jailde Barreto / Portal Unimed
Foto: Portal Unimed

 

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