Sesc Ribeirão propõe debate sobre ‘Esporte e Acessibilidade’ em encontro virtual com skatistas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on skype

Debater e refletir temas ligados ao esporte nas regiões de Ribeirão Preto e Franca. Esta é a proposta do projeto “O Esporte e Suas Variáveis Sociais” que o Sesc Ribeirão promove mensalmente. Nos encontros virtuais, transmitidos ao vivo no canal do Youtube (YouTube.com/sescribeirao), pesquisadores, gestores públicos, educadores, atletas, ex-atletas e jornalistas convidados falam sobre a prática esportiva, racismo, direitos, lazer e recreação, entre outros. Nesta quarta-feira (14/07), às 19h30, o Episódio 5 aborda o assunto “Esporte e Acessibilidade”, num bate-papo mediado pelo jornalista esportivo Cesar Gyrão entre o skatista e professor Rui Barbosa (Rui Muleque) e o paraskatista Ruan Felipe.

“A ideia é levar para o ambiente virtual uma discussão que não acontece no dia a dia, nas quadras e mídias tradicionais, e criar a possibilidade de reflexões que envolvem a população sobre a apropriação de espaços públicos para a prática esportiva, as políticas contra o racismo, a equidade e a igualdade de direitos, o lazer e a recreação, a arquitetura das cidades. Existe a necessidade de falar sobre esses temas e queremos dar luz à vivência dos atletas e profissionais da área de esportes”, diz Eduardo Saad de Almeida, técnico de programação do Sesc Ribeirão.

Bodytech 300X200

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, que acontecem, respectivamente, de 23 de julho a 8 de agosto, e de 25 de agosto a 6 de setembro, a expectativa para o encontro virtual desta semana é abordar a acessibilidade não só no esporte, mas também nas áreas urbanas das cidades.

“Com esse recorte, esperamos que a conversa transcenda o tema e retrate outras modalidades. O Rui Muleque conheceu o mundo através do skate e o Ruan Felipe sempre conviveu com a necessidade de transpor barreiras para viver, utilizando o skate como suas ‘pernas’. Os participantes vão entender como é a vida de quem faz e pratica esporte sobre quatro rodas, no caso, a prancha de skate, sob o aspecto da arquitetura das cidades, o acesso ou limite a pistas, parques, praças”, afirma Eduardo.

O projeto

A série “O Esporte e Suas Variáveis Sociais” acontece mensalmente, desde março até dezembro deste ano, e já abordou os seguintes temas: “A comunicação dentro da quadra”, “A bicicleta no contexto das cidades: esporte, lazer e trabalho”, “Mulheres campeãs” e “Racismo no esporte”, sempre com a presença de pesquisadores, gestores públicos, educadores, atletas, ex-atletas e jornalistas convidados.

Já participaram dos encontros grandes nomes do esporte como Helinho Garcia e Pablo Costa, da comissão técnica do Sesi Franca Basquete; a consultora e pesquisadora em esporte e desenvolvimento humano Paula Korsakas; a ciclista Erika Sallum, diretora de redação da revista “Go Outside” e do site “Hardcore”; o professor de educação física Bruno Tavares; o presidente da Associação Terra de Ciclismo Danilo Terra; o jornalista e ciclista amador Lucas Bretas; Lindsay Camila, coordenadora do futebol feminino da Ferroviária Futebol S/A; a gestora de futebol feminino Carolina Melo; a jornalista Amanda Barbosa; a ex-atleta da seleção brasileira de Judô Juliene Aryecha; a ultramaratonista e gestora esportiva Denise Rosa; e o ex-atleta e coordenador do curso de Educação Física da Unip, Sinval Avelino dos Santos.

O próximo encontro será no dia 12 de agosto, às 19h30, no canal do Youtube (YouTube.com/sescribeirao). O Episódio 6 terá como tema “Esportes de Luta” e vai falar de ética e respeito no esporte e para a vida.

Convidados – ‘Esporte e Acessibilidade’:

Rui Barbosa, o Rui Muleque

Skatista há 39 anos. Começou andando de vertical, mas por falta de pistas acabou migrando para o street. Passou para a categoria profissional em 1988 e, em 1989, se tornou Campeão Brasileiro pelo Circuito UBS. Participou de três campeonatos mundiais na Alemanha e França. Fez uma turnê de dois meses em Portugal passando por oito cidades. Também teve oportunidade de conhecer outros países como Espanha e Suíça através do skate. Em 1990 se mudou para Ribeirão Preto, abriu uma loja de skate onde trabalhou por 10 anos no mercado comercializando produtos, patrocinando atletas e promovendo campeonatos. Atualmente trabalha numa loja especializada, produz eventos, atua na construção de rampas e ministra aulas de skate.

Ruan Felipe

Vítima de um erro médico aos dois anos e meio de idade, teve as pernas amputadas e partes dos tecidos dos braços, do rosto e do corpo também tiveram que ser retiradas. Crescer nessa condição fez Ruan ir ao encontro do pensamento do grande filósofo alemão Friedrich Nietzsche: “Aquilo que não me mata, só me fortalece”. Aos 7 anos ganhou da família o seu primeiro skate, a fim de adquirir maior independência para se locomover dentro e fora da escola, já que uma cadeira de rodas não era tão prático e limitava os movimentos. Foi assim que sua história no skate começou e, nas palavras de sua avó Fátima das Graças: “era um skate a cada três meses, quando ele descobriu que o skate voava”. Hoje, aos 24 anos, Ruan representa a Nineclouds, Moska Wheels, MonsterSports e Sk8ver, grandes marcas do mundo do skate. A primeira competição de Ruan Felipe foi no Sesc Ribeirão.

Cesar Gyrão

Fundador da revista “Tribo Skate”. Jornalista há 36 anos, atuou como colaborador e editor assistente em várias revistas brasileiras de skate. Também fundou associações de skate e participou de organização de eventos. Tornou-se skatista profissional em 1985. De 1989 a 1997 foi presidente e diretor esportivo da União Brasileira de Skate. Foi um dos organizadores do primeiro campeonato mundial de skate no Brasil, o Tribo Skate World Cup Skateboarding, em São Paulo. Nos anos 2000 atuou como comentarista de skate para a Rede Globo em diversos eventos. Em 2010 foi consultor da Copa Niemeyer de Skate, no Memorial da América Latina e também coordenador do projeto Integração Skate Tour, que passou por 11 cidades paulistas.

SERVIÇO

‘O Esporte e Suas Variáveis Sociais’

Episódio 5 – ‘Esporte e Acessibilidade’

Data: quarta-feira (14 de julho) / Horário: 19h30

Convidados: skatista e professor Rui Barbosa (Rui Muleque), paraskatista Ruan Felipe

Mediação: jornalista esportivo Cesar Gyrão

Link de acesso: canal do Youtube do Sesc Ribeirão (https://youtu.be/wh1l5A0CaFc)

A série: https://www.youtube.com/playlist?list=PLSQPgUA8X-xxGBSu9vdXPTgpmQfar0dIW

Atividade com interpretação em Libras

Leia Mais

W Sports