Terminou o Sabor de SP, um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on skype
No último final de semana, entre os dias 10 e 11, ocorreu no Memorial da América Latina o Sabor de SP. Servindo os 28 pratos finalistas das etapas regionais.

A autêntica gastronomia paulista, sempre em cena, exibiu suas iguarias respaldadas em produtos da terra, num nítido resgate cultural das raízes regionais. Este é o caminho que a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo encontrou, em 2013, para criar o Festival Gastronômico Sabor de SP.

UNIMED

Ao longo desses anos o evento vem desvendando histórias, fornecendo informações culturais, além de revelar o convívio na realização dos pratos com os produtos da terra e, desta forma, promover de modo surpreendente e criativo a culinária regional paulista.

Neste final de semana os finalistas da disputa ao longo de 2018 trouxeram seus pratos para o coração da capital em uma celebração da diversidade da culinária caipira, caiçara e serrana paulista.

Além da farta e premiada gastronomia, o evento contou ainda com apresentações culturais do Balé Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo, do Grupo Folklorístico Stella Bianca e da Orquestra Municipal de Guarujá.

O secretário estadual de Turismo, Junior Aprillanti, disse na abertura do festival que “esta é a oportunidade de se mostrar talento e história. É muito importante este programa de nossa Pasta que acontece desde 2013, uma vez que a gastronomia é forte aliada da atividade turística”. Ressaltou também que turismo é negócio e que desde a primeira edição, o Sabor de SP recebeu 260 mil participantes.

Durante todo ano de 2018, houve as seletivas desta ação e o resultado foi este: 28 pratos finalistas estiveram à disposição do público, com preços moderados e com entrada franca. Este evento, que agita a gastronomia paulista, consolida um roteiro gastronômico novo a cada ano, enaltecendo a produção culinária e agrícola da região e promovendo empregos e prosperidade.

Para se ter uma idéia da grandiosidade do Sabor de SP, seus participantes levaram para os dois dias as seguintes quantidades:

  • Porções de pratos –14.126
  • Sanduíches – 6.350
  • Salgados – pastéis, bolinhos, coxinhas e croquetes – 13.066
  • Bolas de sorvetes e doces – 11.130

Para todo este trabalho, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo conta com a revista Prazeres da Mesa e apoio educacional do SENAC.Juntos percorreram todo o estado em busca dos pratos que melhor representam a cozinha típica paulista.

Leia Mais

%d blogueiros gostam disto: