Página Inicial Turismo Se você gosta de curtir ecoturismo ou turismo de aventura, pode planejar sua próxima viagem

Se você gosta de curtir ecoturismo ou turismo de aventura, pode planejar sua próxima viagem

Escrito porRedação Wsports 4 04America/Sao_Paulo dezembro 04America/Sao_Paulo 2017

Para quem gosta de ecoturismo, turismo de aventura, contato com a natureza e atividades de preservação ambiental, São Paulo é um dos destinos mais interessantes do Brasil. Rico em florestas, cachoeiras, grutas, cavernas e paisagens diversas e peculiares, o estado é guardião de importantes remanescentes de Mata Atlântica, uma das maiores biodiversidades do planeta.

Para a proteção dessas áreas existem os Parques Estaduais, unidades de conservação que permitem a visitação e o turismo sustentável. Já algum tempo, o Governo de São Paulo colocou em prática o Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo na Mata Atlântica, iniciativa que contemplou importantes unidades de conservação do estado com melhorias na estrutura de visitação e capacitação dos moradores e gestores locais, além de ações não apenas nos parques estaduais mas também nas áreas de entorno. Tudo para receber melhor o turista e, de quebra, viabilizar a preservação da mata e das comunidades tradicionais do entorno dos parques. O que era bom, agora é um convite irresistível. Deixe São Paulo te surpreender.


Parque Estadual Jaraguá
O Parque Estadual Jaraguá abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da capital. Nas trilhas do parque é possível observar espécies nativas de fauna e flora, como macaco-prego, tucano-do-bico-verde, bicho-preguiça, palmito-juçara, guapuruvus, ipê-amarelo, pau-d’alho, dentre outros. Entre os atrativos do parque, a Trilha do Pai Zé leva o visitante ao Pico do Jaraguá, ponto mais alto do município de São Paulo, com 1.135 metros.

Parque Estadual da Serra do Mar – Santa Virgínia
O Núcleo Santa Virgínia, do Parque Estadual Serra do Mar, fica em São Luis do Paraitinga e possui diversas opções de atividades para os ecoturistas. Entre os atrativos estão trilhas, cachoeiras, rios e o Pico do Corcovado de onde é possível, em dias de boas condições climáticas, avistar de Paraty-RJ a Santos, no litoral paulista. Uma das atividades mais procuradas neste núcleo é o rafting.

Parque Estadual Furnas do Bom Jesus
A vegetação do Parque Estadual Furnas do Bom Jesus, em Pedregulho, é composta por fragmentos dos biomas Cerrado e Mata Atlântica. O relevo em forma de canyon tem declives de até 200 metros. As matas e cachoeiras são belezas naturais que atraem o visitante. Estas áreas podem ser percorridas por trilhas com mirantes em alguns pontos, localizados nos núcleos Santa Luzia e Cascata Grande. A Cachoeira Cascata Grande, uma das mais altas de São Paulo, está entre os principais atrativos.

Parque Estadual Ilha do Cardoso

O Parque Estadual da Ilha do Cardoso abrange uma área de 13.500 hectares e está localizado no município de Cananéia, extremo sul do Estado de São Paulo. Sua grande diversidade de Mata Atlântica costeira inclui vegetações como restinga, florestas costeiras e manguezais. Uma vez no parque, não deixe de conhecer as Piscinas da Laje e a Cachoeira Grande.

1Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira – PETAR

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), criado em 1958, é um dos mais antigos do Estado. Possui 35,8 mil hectares e abrange os municípios de Iporanga e Apiaí. É considerado Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade, pois reúne uma das áreas de Mata Atlântica mais preservada do Brasil. A principal atração deste parque fica por conta de suas cavernas. A mais procurada é a Caverna Santana, com diversos espeleotemas.