radio-wsports
Clique e ouça aqui!

Você pode ter transtorno de ansiedade generalizada mas ainda não sabe. O que é, saiba quais são os sintomas e tratamento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no skype

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é descrito pelo Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) como um transtorno marcado pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva, persistente e de difícil controle que perdura por mais de 6 meses.

Isto é, a pessoa que sofre de TAG apresenta pensamentos antecipatórios constantes e exacerbados e um medo hipervalorizado de situações que tipicamente não precisariam de tal emoção. A ansiedade presente no TAG é disfuncional e desproporcional ao acontecimento gerador e causa sofrimento e prejuízo.

Gran Steak 500×300

Sintomas

Sintomas como taquicardia, falta de ar, sudorese aumentada, irritabilidade, dificuldade de concentração e fadiga podem ser comuns no TAG.

Existem também outras queixas que podem estar associadas ao transtorno da ansiedade generalizada:

Oportunidade: Mais de 600 CURSOS GRATUITOS online com Certificado

  • Palpitações;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Dor de cabeça;
  • Alteração nos hábitos intestinais;
  • Náuseas;
  • Aperto no peito;
  • Dores musculares.

Leia Também:

O que é burnout e como prevenir

Relacionamento e redes sociais: Como aliar os dois

Prevenir artrose: Dicas para melhorar a saúde das juntas

Diagnóstico

O diagnóstico do TAG leva em consideração a história de vida do paciente, a avaliação clínica criteriosa e, se necessário, a realização de alguns exames complementares.

Teoria

O tratamento do TAG inclui o uso de medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos, sob orientação médica, e a terapia comportamental cognitiva.

De acordo com a Teoria Cognitiva Comportamental (TCC), a origem deste transtorno está na interpretação que o indivíduo faz dos eventos de sua vida e estão relacionados às crenças centrais limitantes.

Normalmente, as pessoas que apresentam o diagnóstico de TAG veem em pequenas formigas, grandes e perigosos dinossauros e essa interpretação é que disparará mecanismos cerebrais para a ansiedade disfuncional e o medo desproporcional (afinal, dinossauros são muito perigosos!), resultando nos sintomas físicos descritos acima.

Brasil 123

Leia Mais

W Sports