Você sabe o que é “RP”, “PACE”, “FARTLEK”, “COELHO”?

Essas são apenas algumas expressões usadas pelos corredores de todo o mundo e esse artigo trará as definições e quando são usadas.

Certamente você já se deparou, entre os corredores, com perguntas como: Qual é seu PACE? Qual seu RP nos 21km?.

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Não fique surpreso se você for abordado com uma dessas perguntas, elas são as mais comuns no dia a dia do corredor.

Primeiramente, PACE significa o seu tempo por quilômetro, ou seja, quanto você leva para percorrer um quilômetro, o seu ritmo. Dessa forma, quanto maior sua velocidade, menor seu pace e vice-versa, quanto menor sua velocidade, maior seu pace. 

Fartlek é um tipo de treino. Esse exige uma alternância entre ritmos fortes e leves, isso ocorre por tempo ou distância. O método consiste basicamente em alternar a intensidade em uma corrida contínua. No fartlek, o corredor vai “brincar” com a corrida (a palavra ‘fartlek’ em sueco quer dizer algo como brincadeira), ora correndo em alta intensidade, ora em uma intensidade leve.

Coelho é outro termo usado. Esse é o atleta que dita o ritmo de um pelotão, normalmente o de elite. Em várias provas importantes é visto essa pessoa, que, normalmente, saí da corrida antes mesmo dela acabar. Corredores de alta performance ou aqueles que querem conquistar seu RP (já falo sobre isso) geralmente são acompanhados por esses coelhos, conhecidos também como “PACERS”, que em muitas provas vão acompanhados de um balãozinho preso na roupa.

Vamos para o RP. Ele significa recorde pessoal, seu melhor tempo em uma distância. Muitos corredores almejam “bater seus RPs”, ou seja, diminuir o tempo em uma distância.

Pipoca, já ouviu falar? Pipoca é aquele corredor que faz uma prova sem se inscrever. São poucas as vezes que ele consegue ser barrado, mas em muitas provas há essa tentativa. É uma questão complicada e ruim para aqueles que se inscreveram para estar ali, pois um corredor pipoca pode vir a atrapalhar aquele que se inscreveu e também, teoricamente, não deveria pegar, por exemplo, água durante o percurso.

VO2 Máximo, outra expressão bem usada, significa o volume máximo de oxigênio que o corpo consegue consumir durante o exercício físico. Por ele consegue-se ver o condicionamento físico do atleta.

Espero ter conseguido esclarecer algumas dúvidas.

Ana Runner. 

 

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