radio-wsports
Clique e ouça aqui!

Volta internacional da Pampulha

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no skype

E aí, já ouviu falar da Volta Internacional da Pampulha?

Ela é uma prova de 18km realizada pela Yescom e acontece todo mês de dezembro em Belo Horizonte ao redor da Lagoa da Pampulha. Uma das corridas mais famosas do Brasil, ela conta com um percurso 99% plano (já explico) e é considerada uma prova rápida.

UNIMED

Nela comparecem os melhores atletas do Brasil e do mundo e também os atletas amadores mais apaixonados por corrida de todos os cantos.

Uma prova de organização impecável, desde a retirada do kit até a prova em si. Percurso com boa hidratação, boas sombras, música e atrações para nos animar, população na rua e muitos corredores ao redor.

Corri a VIP (Volta Internacional da Pampulha) em 2018. Desde quando comecei a correr tinha vontade de fazê-la, por ser uma das provas mais esperadas do país, então me inscrevi em 2018. Muitos dizem que é uma prova difícil de correr, uma vez que tem muitos corredores, então a largada acaba ficando apertada. Porém, eu cheguei cedo para a largada que ocorre as 8hr; umas 6hr30 eu já estava na primeira fileira. Claro que não é um ponto positivo, porque a ida ao banheiro e o aquecimento correto ficam prejudicados.

Os corredores que estavam mais ao fundo realmente questionam da multidão e que demoram a começar a correr. Não foi meu caso, pelo fato de ter me programado para chegar cedo.

Em 2018 mudaram a largada e ela foi numa mega descida e a chegada, no mesmo lugar, com uma mega subida. Por isso dos 99% plana.

Antes de largar, um senhorzinho, que tinha uma grande experiência e havia participado de todas as edições, me alertou quanto a essa largada na descida e me orientou a ficar com os braços abertos, para que ninguém relasse em mim e eu viesse a cair.

No primeiro momento achei estranho, porque nunca tinha lidado com uma situação dessas, em que a galera larga rolando. Mas me atentei e fiz o que foi me passado.

Mas foi dito e feito. Quando foi dada a largada, normalmente os corredores querem sair voando neh, e lá eles literalmente saíram rolando ladeira a baixo… Sim, rolando. Fiquei assustada e surpresa pelo o que o senhor tenha dito e que havia ocorrido.

Essa mesma ladeira da largada é a rampa da chegada, ou seja, os metros finais da prova você tem que encarar uma super subida, mas é faltando poucos metros para a chegada, então o pior já passou. Só fica um alerta para quem for fazer a prova, para tomar cuidado na largada, principalmente quem estiver na frente.

Passando essa parte, os corredores começam a se dispersar e tudo vai se encaixando. 
O percurso é lindo e animado, então vale super a pena participar.

Em 2019, ela estará em sua XXI edição e ocorrerá no dia 08/12, então não perca tempo e bora correr!

Link inscrição: https://www.yescom.com.br/2019/voltadapampulha#

Texto: Ana Runner 

Siga nas redes sociais: @ana_runner e @wsports.news 

Leia Mais

W Sports