W SPORTS NA COPA. A Rússia está pronta para sua primeira Copa do Mundo.

Tudo pronto para o inicio de mais uma Copa do mundo. Faltando poucas horas para o ponta pé inicial no vigésimo primeiro mundial, os últimos retoques estão sendo dados.

A Rússia se preparou muito para esta competição. Além do esforço humano, o país está dando um show em tecnologia. A imprensa por exemplo, não paga metrô, ônibus e nem trem. Anexa a credencial da Fifa existe um cartão nominado FREE RIDE. Basta aponta-lo para leitura ótica nos acessos e pronto, você já está percorrendo as cidades sedes da copa.

Novo Shopping 300X200

Aeroporto, estações de trem, metrô e ônibus dispõe de equipamentos de raio x de alta tecnologia. Todos são obrigados a colocar mochilas e celulares na esteira. Depois de passar pelo aparelho, soldados russos ainda passam no corpo um detector de metais.

O tratamento humano é o fator surpreso dos anfitriões. Todos esperavam um povo frio e pouco receptivo. Mas os russos estão dando um show de simpatia. Adolescentes, jovens e adultos fazem de tudo para agradar os turistas.

As vezes chegam a se deslocar 500 metros para indicar o lugar  que o turista procura. Já as pessoas de mais idade nem tanto. Por terem convivido com uma Rússia mais fechada e fria, o contato com eles nem sempre é bem sucedido.

Antes da viagem, uma outra preocupação era com assaltos na capital. Mas até agora nenhum furto ou roubo foi registrado.

Diferentemente de outros países, a decoração alusiva a Copa do Mundo é restrita apenas em alguns pontos turísticos e não na cidade toda, pelo menos em Moscou.

Para a abertura da copa são esperados 75 mil torcedores no estádio Lujniki. O jogo entre Rússia e Arábia Saudita será o primeiro jogo do mundial e está marcado para começar ás 18h, horário local, 12h, horário de Brasilia.

Wilson Rocha

W Sports / FI

Tonin 500×300
Gran Steak 500×300
Novo Shopping 500×300
%d blogueiros gostam disto: